Interior

Pesquisador fala sobre risco de contaminação após vazamento de óleo em praia de Madre de Deus

Em nota, a Transpetro confirma que identificou perda de contenção em uma tubulação do Terminal de Madre De Deus, o que resultou no vazamento de água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo

Por Da Redação

Pesquisador fala sobre risco de contaminação após vazamento de óleo em praia de Madre de DeusCréditos da foto: Reprodução/QVP/TV Aratu

Desde o último sábado (24/6), pescadores da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, registraram manchas de óleo em manguezais e praias da localidade, próximos a um atracadouro administrado pela Transpetro.


Em entrevista ao QVP, programa da TV Aratu, o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, falou sobre os impactos desse incidente na vida marinha no litoral baiano. Neste momento, de acordo com o professor, não dá para afirmar que humanos correm risco de ser contaminados caso consuma peixes ou frutos do mar que venham dessa região do estado:


"Poder haver uma contaminação a longo prazo, o que a gente chama de contaminação crônica, mas, esse efeito inicial leva esses animais todos a óbito. Grande partes dos invertebrados, como caranguejos, siris, terminam morrendo logo nas primeiras horas. Aqueles que sobrevivem, sim, vão estar contaminados, e vão permanecer assim até o fim da sua existência. Uma vez contaminado, contaminado para sempre".


Segundo a prefeitura de Madre de Deus, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da cidade (SEDUMAM) avaliou o incidente e afirma que o vazamento atingiu uma pequena área de manguezal, próxima à base da Transpetro, se, atingir as praias da cidade.


Confira a entrevista na íntegra:


[embed]https://www.youtube.com/watch?v=v23jvf3hRhk[/embed]

Transpetro


Em nota, a Transpetro confirma que identificou perda de contenção em uma tubulação do Terminal de Madre De Deus, o que resultou no vazamento de água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo. Parte deste material atingiu a faixa de areia do manguezal próximo a base, com uma parcela menor atingindo o mar. Entretanto, equipes especializadas da empresa foram mobilizadas e conseguiram conter o incidente. Além disso, representantes do Instituto do Meio-Ambiente (Inema) estiveram no local e atestaram as ações de contingência que seguem em andamento.


Ainda não foram definidas as causas da ocorrência do incidente. Em nota, a Transpetro afirma que está investigando o caso.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.