Prefeitura reforma um dos maiores pontos turísticos em Salvador
Prefeitura entrega reforma em dos maiores pontos turísticos de Salvador, que conta com uma nova área verde repaginada
Por Laraelen Oliveira.
A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra), reformou um dos maiores pontos turísticos da cidade soteropolitana, o Farol da Barra.
O local recebeu uma recuperação completa do gramado em torno do Forte de Santo Antônio da Barra, além do plantio em torno ao longo da balaustrada da Avenida Oceânica e de novos tutores para a proteção das mudas plantadas. As melhorias do gramado preenchem uma área de 2,4 mil m². Além disso, foram instalados tutores para 32 árvores e 10 mudas de abricó, plantadas no trecho entre a Embasa e o farol.
Melhorias do ponto turístico
O desenvolvimento da obra também conta com os canteiros que estão sem mudas, justamente para o plantio de espécies que se adaptem ao local, além da implantação de tutores mais resistentes ao vento e ao vandalismo, que ajudem as árvores a crescerem para o alto e não para o lado, como ocorre nas espécies plantadas na orla.
O representante da Amabarra, Valdson Campos, de 52 anos, relata que a associação atua na luta pelo bem coletivo no bairro, auxiliando os moradores, comerciantes e turistas que visitam a Barra. “Sempre que percebemos que, em todo grande evento, o gramado é severamente afetado, temos essa preocupação de solicitar uma manutenção específica. Tudo que podemos fazer para que a área seja sempre bem cuidada, estaremos à disposição para tal", afirma o publicitário.
O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, destaca que essa entrega é uma velha demanda dos moradores, e que a Prefeitura está recuperando toda a área que foi prejudicada durante eventos como o Carnaval, por exemplo. Outras questões também são alvo de atenção, como o ordenamento do espaço público, os cuidados com a organização dos equipamentos e reforço na pintura das balaustradas, que sofrem com os efeitos de situações como a chuva.
"Temos a preocupação ainda em relação à coleta de lixo, troca das papeleiras, e outras medidas que permanentemente estamos fazendo nessa parceria com a Amabarra, que sempre tem contribuído com sugestões e justas reclamações sobre as ações que a Prefeitura deveria estar fazendo aqui", ressalta Carreira.
Leia também: Prefeitura de Salvador entrega nova praça em Jardim Santo Inácio
Leia também: Bahia inaugura megainvestimento aeroespacial de R$ 650 milhões
Leia também: Ampliação de trecho do VLT em Salvador: saiba o que vai mudar
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).