Linha de Frente: roteirista do filme ‘Silvio’ destaca dono do SBT como visionário da comunicação na era digital
O roteirista comparou o estilo de comunicação de Silvio com o cenário atual da internet, que, segundo ele, está passando por uma transição
Em entrevista ao programa Linha de Frente da rádio Antena 1 Salvador, o roteirista e cineasta Newton Cannito, mentor e professor, falou sobre o processo de criação do filme Sílvio, que estreia nesta quinta-feira (12/9) e aborda a vida de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil. Cannito destacou a relevância do estilo único de comunicação de Silvio, que vai além de simplesmente falar ao público.
“Então, o Sílvio, a gente sempre fala, é um grande comunicador, né? E temos que nos aprofundar nisso, de como que ele conseguia realmente tanto ouvir. Ele é um comunicador que escuta muito”, afirmou Cannito. Para o roteirista, a capacidade de ouvir o público é um dos diferenciais de Silvio Santos, algo que, segundo ele, falta aos comunicadores contemporâneos, especialmente no ambiente digital, onde muitos influencers acreditam que o mais importante é apenas falar.
Cannito ressalta que Silvio Santos se destacava também por seu jogo de provocação e empatia com os participantes de seus programas, característica que o tornava único. "Ele dava provocadinha que às vezes ofendia um pouco, mas depois ele amenizava. Isso cria uma empatia e fez dele um cara que antecipa o que é a internet hoje", observou.
O roteirista comparou o estilo de comunicação de Silvio com o cenário atual da internet, que, segundo ele, está passando por uma transição. "A internet ficou, eu brigo com você, você briga comigo, e o algoritmo favorece quem briga mais. Isso culminou com a eleição desse ano, que tá todo mundo brigando, que nem doido", analisou. Ele acredita que a era de divisões na internet está chegando ao fim, com a nova fase sendo marcada pela criação de comunidades e o engajamento real dos fãs.
Cannito destacou como Silvio Santos sempre criou um ambiente familiar em seus programas, algo que ele considera extremamente contemporâneo. "Ele tinha o SBT como espécie de família, chamava os colegas de trabalho, e mesmo a comunicação por cartas era muito próxima. Acho que ele é um cara que deveria ser estudado hoje em dia nas escolas de comunicação e nas escolas de influencer", concluiu.
“Então, o Sílvio, a gente sempre fala, é um grande comunicador, né? E temos que nos aprofundar nisso, de como que ele conseguia realmente tanto ouvir. Ele é um comunicador que escuta muito”, afirmou Cannito. Para o roteirista, a capacidade de ouvir o público é um dos diferenciais de Silvio Santos, algo que, segundo ele, falta aos comunicadores contemporâneos, especialmente no ambiente digital, onde muitos influencers acreditam que o mais importante é apenas falar.
Cannito ressalta que Silvio Santos se destacava também por seu jogo de provocação e empatia com os participantes de seus programas, característica que o tornava único. "Ele dava provocadinha que às vezes ofendia um pouco, mas depois ele amenizava. Isso cria uma empatia e fez dele um cara que antecipa o que é a internet hoje", observou.
O roteirista comparou o estilo de comunicação de Silvio com o cenário atual da internet, que, segundo ele, está passando por uma transição. "A internet ficou, eu brigo com você, você briga comigo, e o algoritmo favorece quem briga mais. Isso culminou com a eleição desse ano, que tá todo mundo brigando, que nem doido", analisou. Ele acredita que a era de divisões na internet está chegando ao fim, com a nova fase sendo marcada pela criação de comunidades e o engajamento real dos fãs.
Cannito destacou como Silvio Santos sempre criou um ambiente familiar em seus programas, algo que ele considera extremamente contemporâneo. "Ele tinha o SBT como espécie de família, chamava os colegas de trabalho, e mesmo a comunicação por cartas era muito próxima. Acho que ele é um cara que deveria ser estudado hoje em dia nas escolas de comunicação e nas escolas de influencer", concluiu.