Voluntários retiram óleo da praia de Itacimirim; "a situação é bastante crítica"
Voluntários retiram óleo da praia de Itacimirim; "a situação é bastante crítica"
Os transtornos causados à costa brasileira pelo surgimento de uma imensa mancha de óleo que atingiu principalmente praias do litoral nordestino estão longe do fim. Karina Morgade, integrante do grupo de voluntários Guardiões do Litoral, relatou que o problema ainda atinge a Bahia.
LEIA MAIS: Companhia grega suspeita de vazamento de óleo no Nordeste nega envolvimento
Os membros do grupo atuam na limpeza das praias do Litoral Norte e, neste final de semana, constataram o problema. "A gente fez um monitoramento de Praia do Forte até Busca Vida e em Itacimirim, a situação é bastante crítica", revelou a voluntária.
Segundo Karina, no local há uma extensa área de corais impregnadas pelo petróleo que formam grossas camadas com espessuras de cerca de dez centímetros. "As algas acabam sendo contaminadas e isso acaba prejudicando, também, a cadeia alimentar", observou.
Somente neste final de semana, o grupo retirou 2,5 toneladas de óleo em Itacimirim e acredita que ainda existem mais quatro para serem removidas. O produto retirado está sendo colocado em sacos apropriados sobre o banco de areia para serem recolhidos pela Prefeitura.
VEJA VÍDEOS:
LEIA MAIS: Motorista de ônibus é apedrejado por adolescente na Paralela; jovem é apreendido
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.