Venezuela declara embaixador do Brasil em Caracas ‘persona non grata’
Venezuela declara embaixador do Brasil em Caracas ‘persona non grata’
Por Da Redação.
O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, e o encarregado de negócios do Canadá, Craib Kowalik, foram declarados persona non grata pela Assembleia Nacional Constituinte, disse neste sábado (23/12) a presidente da entidade, Delcy Rodríguez, em declaração à imprensa.
“No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, que está justamente na soberania das nossas bases, decidimos declarar persona non grata o encarregado de negócios do Canadá e o embaixador do Brasil?, disse Delcy Rodríguez, em áudio da declaração divulgado pela Rádio Nacional da Venezuela.
No caso do Brasil, a presidente da assembleia diz que a medida valerá até que se restaure ?o fio constitucional que o governo de fato violou neste país-irmão?. Já no caso do Canadá, Delcy Rodríguez disse que a decisão foi tomada pela ?permanente, insistente, grosseira e vulgar intromissão? do país nos assuntos internos venezuelanos.
?A chancelaria venezuelana durante anos tem chamado atenção para que se respeitem a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas. Persistentemente, fazem declarações, fazem uso do Twitter para pretender dar ordens na Venezuela?, disse. Segundo a presidente da assembleia, a chancelaria iniciará o processo para que os representantes diplomáticos sejam declarados pernonas non grata. Se isso ocorrer, ambos serão expulsos do país.
Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que ainda não foi notificado sobre a decisão da Assembleia venezuelana. Em nota, o Itamaraty disse que caso o anúncio seja confirmado, ?essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo?. O ministério acrescentou que o Brasil ?aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes?.
LEIA MAIS: FUNCIONAMENTO: Confira os serviços que abrem e fecham neste fim de ano em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).