Geral

'Universidade não vai parar", diz reitor da UFBA em conversa com vereador; governo federal fez cortes no orçamento

Na ocasião, João Carlos Salles afirmou que o orçamento deste ano da universidade é 1 milhão de reais inferior há 11 anos, em 2010, quando a instituição tinha 15 mil alunos a menos. 

Por Da Redação

'Universidade não vai parar", diz reitor da UFBA em conversa com vereador; governo federal fez cortes no orçamentoJoão Carlos Salles | divulgação/equipe do vereador Claudio Tinoco

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, afirmou que mesmo com as dificuldades enfrentadas, ele tem certeza que a instituição não irá parar por conta das restrições orçamentárias. A afirmação foi realizada durante episódio do podcast do vereador Claudio Tinoco (Democratas), que foi ao ar na última segunda-feira (14/6).


Na ocasião, João Carlos Salles afirmou que o orçamento deste ano da universidade é 1 milhão de reais inferior há 11 anos, em 2010, quando a instituição tinha 15 mil alunos a menos. 


"É terrível. É um diagnóstico muito sério. O orçamento discricionário, que usamos para pagar as despesas de 2010, foi de 133 milhões 881 mil reais. Neste ano o orçamento foi de 132 milhões e 814 mil reais. Ou seja, temos um milhão a menos no orçamento do que no ano de 2010. É como se tivéssemos voltado no tempo para uma UFBA que tinha 15 mil estudantes a menos e menos espaço construído também", destacou o reitor. Ele falou, ainda, que a situação pode piorar se mantiver o veto presidencial que reduzirá ainda mais o orçamento.


LEIA MAIS: Corte na educação faz UFBA diminuir para orçamento praticado há 11 anos e correr risco de fechar em 2021


Apesar das dificuldades apontadas por Salles, ele afirmou que a universidade não irá parar. "Eu posso dar uma certeza em relação à universidade: ela não vai parar, está em modo de resistência. Ela vai mostrar dificuldades certamente sem os recursos sofreremos, atravessaremos um deserto neste momento. O que nós não podemos fazer é deixar que o deserto nos ganhe por dentro. O deserto não pode crescer em nós, e não há de crescer”, disse.


O reitor reforçou, ainda, que a comunidade se mostrou unida: "Ao mesmo tempo, nós não romantizamos o que fazemos, porque sabemos, por exemplo que a atividade feita de forma não presencial tem problemas de acesso digital, de evasão, de dificuldade de verba. Mesmo assim, a UFBA resiste e nós que temos a universidade pública e a democracia no coração, iremos vencer".


O podcast está disponível neste link (clique aqui).


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.