Todas as escolas da rede estadual terão acesso à internet, disse governador em apresentação da Campus Party
Todas as escolas da rede estadual terão acesso à internet, disse governador em apresentação da Campus Party
Por Da Redação.
Até o final de 2018 o governo estadual irá disponibilizar banda larga para acesso à internet nas escolas da rede pública de toda a Bahia. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (3/4), pelo governador Rui Costa (PT), durante a apresentação dos detalhes da Campus Party que será realizado, em Salvador, entre os dias 9 e 13 de agosto deste ano, na Arena Fonte Nova.
?Nós vamos levar por fibra ótica, onde for possível, e onde não for, estamos aditando um contrato que tínhamos com o satélite para oferecer pelo menos 15 megas [de velocidade]?, prometeu.
Independente de onde esteja a escola, ainda que na zona rural, Rui garantiu que ela estará conectada à rede mundial. ?Não é possível se pensar em conhecimento e educação sem investir em tecnologia?, ressaltou.
A Campus Party ? encontro que reúne principalmente jovens focados em tecnologia ? acontece pela primeira vez na capital baiana e tem a missão de discutir a tecnologia no âmbito das inovações, criatividade, empreendedorismo e entretenimento, dentre outros segmentos.
O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, lembrou que não se trata de uma feira ou evento, o que vai acontecer no próximo mês de agosto, e fez questão de apresentar a sua própria definição.
?Será um encontro em um lugar onde procuramos concentrar todas as energias que estão ?pipocando?. Nós juntamos para que seja feito o intercâmbio de conhecimentos e trazemos gente de fora para que ativem essas energias?, disse, acrescentando que o mais importante é levar, em seguida, os melhores participantes para outras Campus no Brasil e no mundo.

Presidente da Campus Party, Francesco Farruggia. Foto: Dinaldo dos Santos
Para o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, este acontecimento abre um ciclo de desenvolvimento, a partir da relação com a inteligência mundial, que vai sinalizar para o que existe de mais avançado nas áreas de Redes e Tecnologia da Informação.
De acordo com o governo do estado, em Salvador, o evento terá como tema principal Inovação Produtiva e deve reunir quatro mil campuseiros, contando com internet de 20 gigabytes, que poderão usufruir mais de 250 horas de atividades e conteúdo. A expectativa é de atrair 30 mil visitantes que terão a oportunidade de conhecer vários projetos tecnológicos, além de participar de palestras e workshops, dentre outras atividades.
Desde a sua primeira edição, na Espanha, o encontro, entusiasmou seu público que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Cingapura, Itália, Portugal e Estados Unidos.
O evento que apresentou a Campus Party na manhã de hoje, aconteceu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Na platéia, além de membros da comunidade acadêmica e científica, estiveram presentes parlamentares baianos das esferas municipal, estadual e federal.
Confira vídeos com declarações do governador Rui Costa e o Secretário Vivaldo Mendonça:
LEIA MAIS: FECHADO: Confirmado dia e local da Campus Party em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).