Geral

TJBA realiza mutirão de reconhecimento de paternidade na próxima semana

O mutirão conta com atendimentos presenciais na sede do TJBA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB)

Por Juana Castro

TJBA realiza mutirão de reconhecimento de paternidade na próxima semanaCréditos da foto: divulgação/TJBA

Na próxima semana, de segunda a sexta-feira (17 a 21/7), acontece um mutirão para reconhecimento de paternidade, em Salvador. Promovida pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) – Pai Presente, a ação é realizada durante a Semana Estadual de Conciliação 2023 do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).


O mutirão conta com atendimentos presenciais na sede do TJBA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para a realização de novos exames de DNA, nos casos em que seja necessário o reconhecimento de paternidade, e com audiências de divulgação de testes já realizados.


As famílias interessadas em participar devem entrar em contato com a unidade do Cejusc Pai Presente por meio dos telefones: (71) 3372-5167 e 0800 284-2252, ou WhatsApp: (71) 98167-4922. O e-mail para contato é: paipresente@tjba.jus.br.


A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura da conciliação como forma efetiva de solução de conflitos, assim como a aproximação entre as partes envolvidas em litígios, estimulando a resolução amigável e célere por meio de acordos. A mobilização gera ganhos para toda a sociedade. Com a redução da judicialização e a solução mais rápida dos conflitos, oportuniza ao Tribunal a antecipação da análise dos processos mais complexos.


Os advogados são profissionais essenciais nesse contexto. O êxito do procedimento autocompositivo, tanto processual quanto pré-processual, em muito depende da atuação deles ao assessorar o cliente e apoiar uma negociação exitosa, com um acordo que traga segurança jurídica. Para que a audiência de conciliação seja designada, é necessário que o advogado peticione ao Juiz. O interessado deve procurar seu advogado para manifestar o interesse de participar da Semana Estadual de Conciliação.


CEJUSC ITINERANTE


De 17 a 21 de julho, também ficará disponível o ônibus do Cejusc Intinerante, no estacionamento do Shopping da Bahia (cidade de Salvador), ao lado do SAC. O atendimento gratuito à população será realizado das 9h às 18h, voltado para conflitos nas áreas de família, cível e consumo de menor complexidade.


SEMANA ESTADUAL DE CONCILIAÇÃO


Instituída pelo Comitê de Governança no dia 29 de junho deste ano, a Semana Estadual de Conciliação reforça a busca da gestão do Presidente Nilson Soares Castelo Branco em propagar os métodos de conciliação dentro do judiciário baiano. O Nupemec, que está à frente da iniciativa, é presidido pelo Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto e coordenado pelo Juiz Moacir Reis Fernandes Filho.


Neste período, o Judiciário baiano incentiva as unidades para a realização de maior quantidade de audiências de conciliação e mediação, por meio da inclusão de novas designações nas pautas das Varas, Juizados e dos Cejusc's, com preservação dos agendamentos já efetuados, onde haverá novas tentativas de acordo entre as partes.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.