'Terra Fértil': PF investiga tráfico internacional de drogas na Bahia e mais sete estados

Estima-se que o montante movimentado pela organização criminosa atinge a quantia de mais de R$ 5 bilhões de reais no período de pouco mais de 5 anos

Por Da Redação.

'Terra Fértil': PF investiga tráfico internacional de drogas na Bahia e mais sete estadosIlustrativa/PF

Visando o combate ao tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Terra Fértil”, na Bahia e outros seis estados do país. Cerca de 280 policiais federais cumpriram, nesta terça-feira (2/7), mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como sequestro de bens e bloqueio de contas.

As investigações feitas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Goiás, descobriram “uma complexa engrenagem” do tráfico, com muitos envolvidos, sendo alguns deles, envolvidos com uma conhecida facção criminosa, segundo a PF.

Estima-se que o montante dos valores ilegalmente movimentados pela organização criminosa atinge a quantia de mais de R$ 5 bilhões de reais no período de pouco mais de 5 anos.

Um narcotraficante internacional e pessoas físicas e jurídicas associadas integravam a rede de crimes. O homem já havia sido investigado em outras ocasiões pela PF e há suspeitas de que ele enviava cocaína para países das Américas do Sul e Central, com destaque para remessas a violentos Cartéis Mexicanos.

Se constatou ainda que os envolvidos no esquema criavam empresas de fachada, sem vínculo de empregados no sistema CAGED, e, através delas, adquiriam imóveis e veículos de luxo para terceiras pessoas, assim como a movimentação de grande quantia de valores, incompatíveis com seu capital social.

Os sócios das empresas geralmente não possuíam vínculos empregatícios a anos, alguns até receberam auxílio emergencial, do Governo Federal. Algumas das pessoas jurídicas efetuavam transações com empresas no ramo de criptomoedas e de atividades que não tinham relação com o ramo de negócio, o que leva a crer que os investimentos estivessem sendo usados para mascarar a origem ilícita dos valores.

LEIA MAIS: Vídeo: clima ‘esquenta’ durante ação policial que encerrou festa paredão no Lobato

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.