Tempestade magnética pode atingir a Terra nesta quarta (25); entenda
Em um eventual impacto tangencial no planeta, a magnetosfera pode ser atingida e essa barreira magnética, que protege a Terra, pode ser afetada
Nesta quarta-feira (25/9), uma tempestade geomagnética está prevista para alcançar a Terra por conta de uma explosão solar.
Isso acontece após a erupção, quando o Sol ejeta massa coronal, e essa tempestade pode provocar interferência em satélites e em equipamentos eletrônicos.
Segundo o site spaceweather.com, o evento foi impulsionado por uma erupção solar classe M, originada da mancha solar AR3835, que os cientistas avaliavam como uma região estável antes da explosão.
O plasma solar viaja a mais de 1 milhão de km por hora e boa parte dessa massa deve passar próximo à Terra.
Em um eventual impacto tangencial no planeta, a magnetosfera pode ser atingida e essa barreira magnética, que protege a Terra, pode ser afetada, e esta tempestade geomagnética pode interferir em sistemas de comunicação, redes elétricas e satélites.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).