Suspensão de 70 planos de saúde de 11 operadoras começam hoje
Suspensão de 70 planos de saúde de 11 operadoras começam hoje
Começa a valer nesta quinta-feira (19) a suspensão da venda de 70 planos de saúde (oferecidos por 11 operadoras), anunciada na semana passada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir de hoje, os contratos não poderão mais ser vendidos, mas, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), quem já tem o serviço contratado deve ficar atento para que as empresas não cometam mais abusos.
A decisão da ANS foi tomada porque as empresas descumpriram os prazos máximos de atendimento. Além disso, elas apresentam reclamações sobre o atendimento ao usuário, como negativas indevidas de cobertura.
“Quem tem esses planos que foram punidos agora precisa ficar de olho e verificar como será o atendimento agora. Se novamente os planos e operadoras suspensos deixarem de prestar serviço, ou neguem atendimentos obrigatórios, é preciso que o consumidor faça denúncias ao Procon, ao poder Judiciário e principalmente à ANS”, explica Joana Cruz, advogada do Idec.
Segundo análise do Idec, com base nas informações da ANS para essa suspensão específica, 73% da operadoras e 31% dos planos de saúde são reincidentes. O Idec aponta que dos 75 planos suspensos no último período, 22 continuam suspensos, enquanto das 11 operadoras envolvidas agora, 8 já tinham planos suspensos.
“Ou seja, mesmo com a suspensão anterior, as empresas não melhoram o atendimento. O resultado mostra que a ANS aplica mais um mecanismo para forçar operadoras a adotar uma postura de cumprimento de contrato, mas grande parte delas não se preocupou. É lamentável”, afirma a advogada.
Para Joana, as operadoras adotam uma postura de só cumprir contratos quando são denunciadas à agência, “que precisa ter uma fiscalização mais ativa” na análise da advogada.
De acordo com o Idec, a suspensão da venda deveria fazer com que as empresas prestassem um serviço melhor, na busca de não reincidirem no erro. “Para quem já tem o plano, o atendimento tem de melhorar. Se problemas persistirem, é dever do consumidor fazer nova denúncia. Isso ajuda a melhorar o sistema.”
Veja a lista dos planos de saúde suspensos, das operadoras abaixo:
? ALLIANZ SAÚDE S/A
? ASSOCIAÇÃO AUXILIADORA DAS CLASSES LABORIOSAS
? CAIXA SEGURADORA ESPECIALIZADA EM SAÚDE S/A
? COOPUS – COOPERATIVA DE USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE DE CAMPINAS
? ECOLE SERVIÇOS MÉDICOS LTDA
? MINAS CENTER MED LTDA
? PLAMED PLANO DE ASSISTENCIA MEDICA LTDA
? SALUTAR SAÚDE SEGURADORA S/A
? UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
? UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO
? VIVA PLANOS DE SAÚDE LTDA