SURTO: Wenceslau Guimarães tem sete casos de Malária confirmados e uma morte
SURTO: Wenceslau Guimarães tem sete casos de Malária confirmados e uma morte
Do Bacidades, parceiro do Aratu Online
Febre alta, mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração. No caso do plasmodium do tipo falciparum, pode ocorrer uma grave anemia, potencialmente fatal. Estes são os sintomas da malária, patologia que já tem 7 casos confirmados na cidade de Wenceslau Guimarães, na região do baixo Sul do estado. Até o momento, foi registrada uma morte em decorrência da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
De acordo com a Sesab, a morte foi de um homem 33 anos, ocorrida na última terça-feira (16/1). A secretaria informou também que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas. Ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade, ou se contraíram a doença durante alguma viagem.
A Secretaria de Saúde ressaltou que classifica o cenário como ?surto localizado? em Wenceslau Guimarães. Até o momento, não há registros da situação no restante do estado. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium, e é transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas.
LEIA MAIS: ALERTA: Registros de mortes por febre amarela aumentam cinco vezes em uma semana
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 15h19