Sobe para 30 número de focos de gripe aviária em animais silvestres no Brasil; Bahia tem um caso

Governo Federal liberou R$ 200 milhões de crédito extraordinário para combate à patologia

Por Juana Castro.

Sobe para 30 número de focos de gripe aviária em animais silvestres no Brasil; Bahia tem um casoEspírito Santo é o estado mais afetado pela doença no país | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Subiu de 25 para 30 o número de novos focos de gripe aviária do subtipo H5N1 no Brasil, conforme dados de monitoramento divulgados nesta quinta-feira (8/6), pelo Ministério da Agricultura e Pecurária (MAPA). A Bahia tem um caso, registrado na última terça-feira (6).

Leia mais: Primeiro caso de gripe aviária é confirmado na Bahia; ao todo, são 25 no Brasil

Do total, 20 estão concentrados no estado do Espirito Santo. Por essa razão, o governo estadual proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que ficam nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo também estão entre os estados com focos confirmados. O Governo Federal liberou R$ 200 milhões de crédito extraordinário para combate à patologia.

Sobre a doença

Altamente contagiosa, a influenza aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Alguns dos sinais clínicos, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.

Apesar de não ser facilmente transmissível para humanos, o aumento de casos recentemente deixou as autoridades sanitárias do mundo todo em alerta. No Brasil, o Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a patologia.

Com informações do SBT Jornalismo

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.