Geral

Sismógrafos no Vale do Jiquiriça registram 240 tremores de terra em um mês; São Miguel das Matas é o mais afetado

Sismógrafos no Vale do Jiquiriça registram 240 tremores de terra em um mês; São Miguel das Matas é o mais afetado

Por Da Redação

Sismógrafos no Vale do Jiquiriça registram 240 tremores de terra em um mês; São Miguel das Matas é o mais afetadodivulgação/Sudec

Em cerca de um mês de análises, os sismógrafos instalados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Vale do Jiquiriça, na Bahia, registraram 240 tremores. Os dados foram contabilizados desde o último dia 5 de setembro até a tarde quinta-feira (1/10).


Os equipamentos foram instalados após um terremoto de magnitude 5,6 atingir a região, com epicentro na cidade de Mutuipe. Os abalos registrados pela universidade foram considerados "de baixa intensidade" e a maioria deles nem chegou a ser sentido pelas pessoas. Alguns foram percebidos apenas nas cidades de São Miguel das Matas e Amargosa.


LEIA MAIS: Barulho que brota de cemitério vira atração de Mutuípe, na Bahia; "coração de homem enterrado vivo"


LEIA MAIS: Governo estadual reconhece 'Estado de Emergência' em São Miguel das Matas, após tremores de terra no município


No dia 23 de setembro, por exemplo, mais de 20 tremores foram registrados na região, se tornando o dia com mais atividade. Os dados dos dias 9 e 10 de setembro também apontam mais de 20 abalos cada. Por outro lado, no dia 21 do mesmo mês, nenhum abalo foi registrado.


A instalação da rede teve o apoio da Defesa Civil do estado da Bahia e também das prefeituras dos municípios mais afetados. O Laboratório Sismológico da UFRN permanece monitorando a atividade sísmica na região do Vale do Jiquiriça em tempo real.


Whats-App-Image-2020-10-01-at-4-17-43-PM

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.