Sindimed realiza ato para discutir situação de maternidade no Pau Miúdo
Sindimed realiza ato para discutir situação de maternidade no Pau Miúdo
O Sindicato dos Médicos da Bahia realizará uma entrevista coletiva, nesta terça-feira, (1ª) às 15h, na sede do Sindimed, para discutir a situação da Maternidade José Maria de Magalhães Neto, localizada no bairro do Pau Miúdo.
De acordo com a categoria, a unidade neonatal está diminuindo as equipes médicas. O número de obstetras sofreu um corte de sete para cinco profissionais, os pediatras de três para dois, e os anestesistas de três para dois. Além disso, houve redução no número de funcionários de enfermaria e o hospital já anunciou o fechamento permanente do pré-natal.
Ainda conforme relata o Sindimed, o impacto das medidas deve causar uma redução de leitos da ordem de 20%. A gestora da maternidade, a Santa Casa de Misericórdia, nega as informações.
Até 2014, a média de partos era de 800 partos por mês, mas atualmente caiu para algo em torno de 400, uma redução, de 50% em um ano.
Mobilizados, os médicos, através do Sindicato,realizam um ato público na maternidade, na quinta-feira (3), das 9h às 12h. A manifestação é o início de uma campanha pública para dar visibilidade a situação da unidade.