Secretário interino de cultura de Salvador destaca legado de Pedro Tourinho na pasta
Durante a Lavagem do Bonfim, o secretário interino, Walter Júnior, falou sobre a permanência na Secult e destacou os feitos em parceria com o ex-titular da pasta, Pedro Tourinho
Fonte: Anna Caroline Santiago e João Brandão
O subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Walter Júnior, marcou presença em mais um ano da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16). E, em meio à devoção, Walter aproveitou para falar sobre a permanência na pasta e destacar os feitos em parceria com o ex-secretário Pedro Tourinho, que deixou a Secult no final de dezembro de 2024.
Assumindo mais um ano de secretaria no ano de reeleição do prefeito Bruno Reis (União), Walter afirmou que pretende desenvolver, em 2025, um trabalho de transformação na capital baiana, inspirado nas ações implementadas por Pedro Tourinho nos últimos dois anos. "Estamos trabalhando em transformação da cidade, gerando impacto na vida das pessoas, assim como Pedro Tourinho conseguiu imprimir essa marca", declarou.
Pedro Tourinho se despediu da Secult no dia 29 de dezembro, após dois anos no cargo. O anúncio foi feito por meio de uma publicação nas redes sociais, onde ele aparece na Galeria Mercado, um de seus últimos projetos em Salvador. O espaço busca preservar a história do Mercado Modelo, um dos símbolos da cidade.
+ Aratu On comprova: caminhada da Lavagem do Bonfim tem 7,2 km
Ainda não há informações oficiais sobre a substituição definitiva de Pedro Tourinho na gestão cultural. Contudo, durante uma viagem ao Benin, na África Ocidental, o prefeito Bruno Reis indicou que Walter Júnior pode assumir o cargo de secretário da Secult, ao apresentá-lo às lideranças internacionais como ocupante da função.
Com uma trajetória de dois anos na Secult, Walter Júnior acumula uma longa carreira na gestão municipal. Desde que ingressou na prefeitura em 2006, ele atuou em áreas como educação, políticas públicas para mulheres e, recentemente, na cena cultural de Salvador. "Já passei por outros órgãos da prefeitura. A minha missão é continuar entregando o melhor para a cidade, dialogando com os movimentos culturais", pontuou.
Walter Júnior fala sobre legado na Secult durante Lavagem do Bonfim. Foto: Linkedin
Entre os projetos que liderou ao lado de Pedro Tourinho, Walter destacou o "Salvador Capital Afro", que valoriza as narrativas negras, promovendo a identidade e a cultura afrodescendente na vida de moradores e turistas. Salvador é reconhecida como a cidade com a maior população de afrodescendentes fora do continente africano.
Leia Mais: Sisu 2025: Universidades estaduais da Bahia oferecem mais de 6 mil vagas
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).