Geral

Salvador sedia encontro mundial de fibras naturais; confira detalhes

O evento contará com a presença de autoridades

Por Matheus Caldas

Salvador sedia encontro mundial de fibras naturais; confira detalhesFapeam

De 27 a 30 de maio, Salvador sediará uma reunião conjunta dos Grupos Intergovernamentais de Fibras Naturais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Internacional de Fibras Naturais (International Natural Fibres Organization - INFO) e da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (CSFN/MAPA).


O evento, a ser realizado na sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), tem como objetivo apresentar conclusões de estudos e projetos que promovam a integração efetiva das fibras naturais no mercado adaptado à mitigação das mudanças climáticas.


Segundo Wilson Andrade, presidente da INFO, da CSFN e do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais do Estado da Bahia (Sindifibras/Fieb), a reunião abordará temas cruciais para o setor, como o desenvolvimento de novos bioprodutos e o acesso a compensações ambientais, tais como pagamento por serviços ambientais e créditos de carbono.


"A produção anual de fibras naturais no Brasil é significativa, gerando renda e emprego para mais de dois milhões de pessoas em regiões menos desenvolvidas", afirmou Andrade. "Portanto, é de nosso interesse que essas discussões ocorram no Brasil, onde podemos destacar nossas vantagens e possibilidades de receber incentivos, tecnologias e recursos para avançar em direção a um mundo mais verde, equilibrando a geração e a absorção de carbono."


A programação do evento inclui a 41ª Sessão do Grupo Intergovernamental sobre Fibras Duras (Abacá, Coco e Sisal); a 43ª Sessão do Grupo Intergovernamental sobre Juta, Kenaf e Fibras Aliadas; a 38ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Brasil e uma reunião da Organização Internacional de Fibras Naturais (INFO).


O evento contará com a presença de autoridades como o senador Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, o o presidente da CNA, o governador da Bahia e a presidente da Embrapa, na cerimônia de abertura.


No dia 29 de maio, será realizado um seminário sobre "Mudanças Climáticas e Aplicações Avançadas de Fibras Naturais", com a participação de especialistas da Embrapa, da Companhia Têxtil de Castanhal, da Unicamp, da Volkswagen/Unesp e do Senai/Cimatec. Além disso, os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à região produtora de sisal no município de Conceição do Coité/BA, no dia 30 de maio, com o apoio da Prefeitura Municipal.


A compensação ambiental do evento será realizada pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), por meio do cálculo das emissões de carbono e o plantio de mudas nativas para sequestrar a quantidade correspondente dessas emissões. "Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas", afirmou Andrade, destacando o compromisso com a sustentabilidade.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.