Geral

Saiba como aumentar a produtividade e evitar a distração estudando em casa

Saiba como aumentar a produtividade e evitar a distração estudando em casa

Por Da Redação

Saiba como aumentar a produtividade e evitar a distração estudando em casadivulgação/Agência Educa Mais Brasil

A mudança na quebra de rotina dos estudantes, por causa da recomendação de ficar em casa para prevenir o contágio do novo coronavírus, pegou muitos estudantes de surpresa, em especial aqueles que se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aí, fica a pergunta: como não perder o ritmo de estudo, estando longe da sala de aula? 


Tornar a realidade de estudo mais produtiva pode ser mesmo um desafio diante da tensão causada por toda essa situação, aliada à ansiedade que acompanha vestibulandos no ano da prova. Assim, se cuidar e seguir as recomendações passadas pelos profissionais da saúde são importantes, por isso, a saída é se reinventar e se adaptar à mudança na rotina para não perder o foco nos estudos. 

Abaixo, confira dicas para tornar o estudo em casa mais produtivo


Crie uma rotina de estudos


Pode parecer óbvio, mas criar uma rotina de estudo em casa é primordial. A dica é fazer as coisas acontecerem de modo semelhante à rotina habitual: acordar cedo, acessar as ferramentas necessárias, cadernos, livros, computador, etc., para iniciar os estudos e escolher um turno para se dedicar. Para auxiliar na divisão e fixação das atividades, conte com métodos de estudos como os flashcards e mapas mentais e intercale as disciplinas. Não deixe de revisar até mesmo aquelas que você tem mais facilidade.


Tenha um local de estudos


O local de estudo será o ambiente que você vai passar boa parte do tempo concentrado. Muitos estudantes podem pensar que, por estar estudando em casa, não seja necessário definir um lugar para estudar. Porém, esse ponto é importante, pois, ter um ambiente tranquilo facilita para manter o foco. Por isso, deixe nesse local somente os materiais necessários. 


Conte com os seus familiares 

 

Assim como quem está trabalhando em home office durante esse período, quem vai fazer uso desse tempo se preparando para o Enem deve contar com o apoio dos seus familiares. Com mais pessoas na casa durante o dia, avise a todos que você irá ficar algum momento focado nos estudos, se possível, evitar barulhos e ter a ajuda deles quando possível.


Seja saudável


Para evitar a preocupação excessiva em relação à pandemia, mantenha-se longe da TV durante os estudos. Deixe para se informar quando não estiver estudando, assim, reserve um tempo do dia para ver as notícias. 

 

Além disso, mantenha o sono regulado, alimente-se bem, evitando o consumo elevado de açúcar e carboidratos. Não utilize energéticos e faça pausas para o descanso, sempre que necessário.


Mantenha-se motivado 


Não desanime diante do cenário atual. Tenha em mente que a realidade que estamos enfrentando é difícil, porém passageira. Cada um fazendo a sua parte, ficando em casa e saindo o mínimo possível, colabora para que essa situação melhore o quanto antes. Também leve em consideração o porquê de tanta dedicação aos estudos: passar no Enem e ingressar no curso e na faculdade que sempre sonhou.


 


LEIA MAIS: População pode contribuir com doações para ações sociais no combate ao coronavírus; saiba como ajudar

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.