Rota de acesso à Chapada Diamantina, BR-242 tem 68 km revitalizados na Bahia
A revitalização ocorreu entre os municípios de Oliveira dos Brejinhos e Ibotirama
Rodovia estratégica para o escoamento de grãos e produtos no oeste da Bahia, além de ser rota de acesso para a Chapada Diamantina, um trecho da BR-242 situado na Bahia - batizada de rodovia Milton Santos - passou por um processo de revitalização. As obras custaram R$ 19,9 milhões e ficaram a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes.
A revitalização ocorreu entre os quilômetros 538,5 e 606,5, em um trecho de 68 quilômetros entre os municípios de Oliveira dos Brejinhos e Ibotirama. Os trabalhos incluíram melhorias na sinalização e na pavimentação, eliminando fissuras e impedindo a perda da camada asfáltica, o que aumenta a vida útil do trecho.
No local foram feitas fresagem (substituição de pavimentação com remendos e em mal estado); aplicação de concreto betuminoso usinado à quente, para impermeabilizar e aumentar a resistência da rodovia; aplicação de microrrevestimento asfáltico e renovação da sinalização horizontal.
BR-242
Além de ligar Salvador, mais a leste, à cidade de Barreiras, no oeste baiano, o trecho também se estende por parte do estado de Tocantins, pela terra indígena Parque do Araguaia, e por Mato Grosso, onde corta o município de Sorriso.
De volta à Bahia, a BR é rota de escoamento de grãos produzidos no oeste do estado e enviados para o Porto de Aratu, que fica em Candeias, na região metropolitana de Salvador (RMS). A BR- 242 também faz ligação com as BRs 020, 101 e 116 e dá acesso à Chapada Diamantina.
Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação do DNIT.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!