Rodrigo Maia revela que há duas possibilidades de data caso as eleições municipais sejam adiadas; confira

Rodrigo Maia revela que há duas possibilidades de data caso as eleições municipais sejam adiadas; confira

Por Da Redação.

Rodrigo Maia revela que há duas possibilidades de data caso as eleições municipais sejam adiadas; confiraPablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), revelou que há duas datas possíveis para as Eleições 2020, caso o pleito municipal seja adiado por conta do coronavírus. Ele disse ainda, nesta quinta-feira (21/5), que está confiante de que o debate sobre adiar as eleições deve avançar daqui para frente. 

"Todo mundo agora entrou no debate sobre adiamento das eleições", disse ele, referindo-se aos demais poderes, segundo o jornal O Dia. A votação está marcada atualmente para o dia 4 de outubro, mas a mudança poderá fazer com que o voto seja dado no dia 15 de novembro ou no primeiro domingo de dezembro.

LEIA MAIS: Pesquisa aponta Bruno Reis com o dobro de votos de Isidório e apoio de Bolsonaro como negativo; confira

Maia contou que deve ter conversas no fim de semana com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o modelo dos debates em relação ao tema. Assim que houver uma maioria formada para votar o adiamento, o parlamento deverá definir a nova data em discussão conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O adiamento das eleições, entretanto, não deve significar um mandato maior dos prefeitos e veradores. "Sou radicalmente contra prorrogação de mandato, não tem previsão na Constituição", disse Maia.

"Não tem muita alternativa; no Rio de Janeiro, por exemplo, é o presidente do TCU que assumiria", disse. "Não vejo espaço na Constituição para se prorrogar um dia de mandato", completou. 

LEIA MAIS: Tribunal de Contas do Estado lança site para acompanhamento das despesas com a Covid-19

O Congresso vai agora criar um grupo de trabalho, composto por deputados e senadores, para discutir o assunto. Para mudar a data é necessária a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem de passar pelo crivo da Câmara e do Senado.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.