Restaurante cria acarajé em formato de hambúrguer e divide opiniões

Além de ser um prato típico da Bahia, o acarajé é considerado Patrimônio Cultural Brasileiro

Por Da Redação.

Restaurante cria acarajé em formato de hambúrguer e divide opiniõesAcarajé substituí os ingredientes tradicionais como vatapá, salada de tomate, camarão e caruru. Foto: Tv Aratu

Um restaurante de Aracaju criou uma releitura do tradicional bolinho de feijão baiano, o acarajé, no formato de hambúrguer, dividindo opiniões nas redes sociais. Isso se deve ao fato de que o bolinho, além de ser um prato típico da Bahia, é considerado Patrimônio Cultural Brasileiro.

Não é a primeira vez que o acarajé passa por tentativas de releitura, em uma tentativa de conquistar novos públicos. No entanto, o prato é mais do que um símbolo baiano ou brasileiro; ele carrega a representatividade africana e é um ícone da cultura afro-brasileira.

O acarajé foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devido à sua importância como "alimento emblemático do universo dos saberes e modos de fazer das baianas do tabuleiro."

Recentemente, outro restaurante de Aracaju também se envolveu em polêmicas ao adicionar carne de charque ao acarajé, substituindo os ingredientes tradicionais como vatapá, salada de tomate, camarão e caruru. Essas modificações geraram indignação entre aqueles que defendem a preservação da receita original.

Acarajé Rosa

Ainda em 2023, o "acarajé rosa", criado em homenagem ao filme da Barbie, também gerou controvérsias. Para a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), o bolinho não é apenas um produto comercial, mas um símbolo de resistência e cultura.

Em resposta às críticas, a baiana responsável por vender o acarajé rosa decidiu chamar o prato de "bolinho rosa", respeitando a questão patrimonial e religiosa que envolve a comida.

Confira a matéria completa:

LEIA MAIS: Ivete aposta no pagode e lança coreografia de 'Energia de Gostosa'; assista

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.