Recorde: nos últimos dias de governo, 39% dos brasileiros consideram Bolsonaro bom ou ótimo
Pesquisa Datafolha aponta ainda que 37% acha o governo ruim ou péssimo, o pior índice para um presidente em primeiro mandato desde 1985.
O governo Jair Bolsonaro termina oficialmente neste domingo (30/12) com os brasileiros que acham o período ruim similar ao que acham ótimo. O resultado da pesquisa Datafolha aponta que 39% dos brasileiros dizem que ele fez um governo bom ou ótimo, enquanto 37% o percebem como ruim ou péssimo.
O estudo chama atenção por Bolsonaro ter o píor índice para um presidente no primeiro mandato deste 1985, quando aconteceu a redemocratização, mas também ser a melhor marca do governo no final do período, quando não foi reeleito.
O recorde de aprovação de Bolsonaro havia sido no segundo semestre de 2020, provavelmente consequência da liberação do auxílio emergencial de R$ 600. Na época de junho e de dezembro daquele ano, o índice foi de 37%, menor do que o nível atingido agora, no final do mandato.
Outros 24% respoderam que o governo foi regular, enquanto 1% decidiu não opinar. A pesquisa foi realizada em 19 e 20 de dezembro, o instituto ouviu 2.026 eleitores em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
ALTAS E BAIXAS
Os números de 2020 e de agora representam um empate técnico, considerando a margem de erro. O Datafolha destaca ainda o índice registrado às vésperas do segundo turno, quando o atual presidente também conseguiu um número similar.
Do outro lado, o pico de reprovação teve auge em dezembro de 2021, antes do início da campanha eleitoral. No período, 53% consideravam o governo ruim ou péssimo, repetindo uma aferição do setembro anterior.
HISTÓRICO
Conforme a Folha de S. Paulo, no fim de 1998, já reeleito, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) marcava uma aprovação de 35% e uma reprovação de 25%, com 37% o considerando regular. Em 2006, também já tendo vencido sua reeleição, Lula (PT) tinha 52% de ótimo/bom, 14% de ruim/péssimo e 34% de regular.
Dilma Rousseff (PT), por sua vez, era aprovada por 42%, reprovada por 14% e vista como regular por 34% no fim de 2014, já reeleita.
MELHOR OU PIOR
Ao fim de seu governo, Bolsonaro entrega um país melhor na opinião de 39%, o mesmo índice daqueles que o aprovam. De forma similar, 36% dizem que os quatro anos do presidente legaram um Brasil piorado, enquanto 24% veem tudo igual. Não opinaram 1%.
Lula, que volta agora ao poder, encerrou seu primeiro mandato em 2006 com 84% dos brasileiros acreditando que seu governo havia deixado um país melhor e 12%, um pior.
LEIA MAIS: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em sete cidades; Itabuna e Ilhéus na lista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!