Projeto transfere as primeiras mudas de corais para restauração de recifes na Baía de Todos-os-Santos
Mil mudas são cultivadas em berçários instalados na Baía de Todos-os-Santos. A expectativa é transferi-las para os recifes da região, contribuindo para a biodiversidade marinha
Pescadores, ambientalistas e pesquisadores iniciaram as primeiras transferências das mudas de coral nativo para recifes na Baía de Todos-os-Santos. O experimento foi apresentado por José Roberto Caldas, conhecido como Zé Pescador, CEO da Carbono 14, durante a sexta edição do Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos-os-Santos, que aconteceu nesta terça-feira (1/11), como uma alternativa de restauração dos corais da região.
Com o uso de uma técnica inédita, o projeto Corais de Maré, promovido pela Carbono 14 em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Braskem, busca potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis utilizando o plástico e outros materiais recicláveis em sementeiras construídas com o uso do esqueleto do Coral-sol, espécie considerada invasora na região.
"Ainda estamos na fase inicial do projeto, mas já vemos resultados promissores de crescimento mais acelerado do coral nativo a partir do uso de materiais plásticos, o que demonstra que essa é uma tecnologia inovadora com grande potencial de recuperação do ecossistema da Baía de Todos-os-Santos", afirmou Zé Pescador. "Já começamos a transferência de algumas mudas que estavam no grau de maturação adequado, mas como esse cultivo de coral no habitat natural nunca tinha sido feito, estamos avaliando o desenvolvimento dessas mudas e os melhores locais para instalação", concluiu.
Mil mudas são cultivadas em berçários instalados na Baía de Todos-os-Santos. A expectativa é transferi-las para os recifes da região, contribuindo para a biodiversidade marinha. Esses ecossistemas são responsáveis por abrigar pelo menos 25% das espécies marinhas, além de contribuir para a segurança econômica e alimentar da população das cidades costeiras, de acordo com estudos da Rede Global de Monitoramento de Recifes de Coral (GCRMN).
LEIA MAIS: Hemoba funcionará no Dia de Finados apenas na sede em Salvador, veja horários
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!