Procon-BA deflagra operação contra 'reduflação' e pede que consumidores denunciem a prática
Além fiscalizar eventuais praticas e punir os estabelecimentos que registrarem abuso, a operação ainda está verificando as informações nas embalagens dos produtos.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou nesta semana a Operação Reduflação, que tem como objetivo proteger os consumidores contra publicidade enganosa e induzir os consumidores a erros.
O Aratu On Explica dessa semana falou sobre o tema “reduflação” e explicou sobre a prática. Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.
O órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) começou a fiscalizar mercados e supermercados com o objetivo de apurar a prática e punir eventuais abusos registrados nesses centros de compra.
Na operação, também serão verificadas as informações constantes nas embalagens dos produtos que possam confundir o consumidor acerca das suas características e composição. Os fornecedores autuados responderão administrativamente pelas práticas abusivas e podem receber multas que vão de R$ 400,00 a até R$ 6 milhões.
O Procon-BA estimula ainda que os consumidores denunciem por meio do Aplicativo PROCON BA MOBILE ou através do e-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
LEIA MAIS: Leite, soro de leite ou mistura láctea? Descubra o que é reduflação, a nova "moda" no supermercado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!