Geral

PRA TODOS: Agora também no SUS, novas práticas passam a integrar medicina tradicional

PRA TODOS: Agora também no SUS, novas práticas passam a integrar medicina tradicional

Por Cris Almeida

PRA TODOS: Agora também no SUS, novas práticas passam a integrar medicina tradicionalReprodução

As chamadas terapias alternativas, como meditação, arteterapia e reiki, passaram a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) como procedimentos que complementam a medicina tradicional. A novidade foi divulgada no último dia 13 de janeiro no Diário Oficial da União.


Com o documento, o Ministério da Saúde, de modo oficial, concedeu maior importância às técnicas da medicina não convencional, que já eram voltadas para a saúde. Ao todo foram sete novas modalidades integradas ao SUS, são elas: meditação, arteterapia, reiki, musicoterapia e os tratamentos naturopático, osteopático, quiroprático.


As atividades serão oferecidas de acordo com a iniciativa local e devem receber o financiamento do Ministério da Saúde.


Implantação


Na Bahia, a medida vai implicar no desenvolvimento de programas para capacitação dos trabalhadores e investimento nessas áreas, que já são executadas no estado, mas de forma espontânea.


A coordenadora da área integrativa de assistência à saúde da Sesab, Maria Luiza Almeida, disse ao Aratu Online que essa conquista para a medicina tem sido discutida desde o ano passado. ?Em 2016 foi conversado essa possibilidade com o Governo Estadual, buscamos a participação de gestores e mostramos os benefícios que traria para a Bahia, particularmente?.


Maria Luiza conta ainda que a nova portaria nacional completou outros cinco serviços alternativos já oferecidos pelo Hospital Edgard Santos. ?Com essa implantação as práticas vão ganhar nomes e adequar ao hall dos outros exercícios convencionais?.


Os serviços terão caráter transversal, ou seja, contemplando todos os gêneros e idades, e complementar porque será utilizada em associação a medicina tradicional, como assistência em partos.


Outra novidade que entra em vigor junto com a portaria é que não necessariamente será o médico quem vai prescrever esses procedimentos, a ideia é habilitar também enfermeiros, fisioterapeutas e professores de educação física.


Benefícios


Solanje Santana é reikiana há mais de 20 anos e hoje, aos 52, conta como a prática ajuda a se manter saudável. ?Daqui a pouco eu faço 60, não sou mais jovem. O reiki me ajuda a cuidar sobretudo do espírito?. O tratamento feito por Solanje tem como base a imposição das mãos por meio do toque e busca harmonia e reposição energética no corpo.


O maior benefício, de acordo com a auxiliar de escritório, foi a redução do estresse. ?Procurei o reiki em um momento profissional difícil, até cabelo caia por conta do estresse, hoje não sei mais o que é isso?, explica.


A empolgação de Solanje com a técnica fez sua filha, Rafaella Santana, procurar uma das modalidades da terapia alternativa já aos 17 anos. Praticante da arteterapia há quase um ano, a jovem afirma que sai das sessões ?outra pessoa?. ?Sempre amei arte de um modo geral, ela[a arte] se tornar uma atividade terapêutica para mim já tão cedo é muito confortante?.


Assista vídeo de uma aula de arteterapia:



LEIA MAIS: Por assédio moral, funcionários terceirizados da regulação denunciam Secretaria de Saúde; Governo apura


LEIA MAIS: HOSPITAL DA MULHER: Unidade de saúde vai atender vítimas de violência sexual


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na páginafacebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


*Publicada originalmente às 11h25


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.