Geral

Influenciador Renato Cariani é alvo de operação da PF que combate o tráfico de drogas

O influenciador teve um mandado de busca e apreensão cumprido em sua residência.

Por Mateus Xavier

Influenciador Renato Cariani é alvo de operação da PF que combate o tráfico de drogasRedes Sociais

O influenciador fitness, Renato Cariani, está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) suspeito de participar de um esquema que desviava produtos químicos para a produção de drogas. A operação Hinsberg foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12/12), em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.


Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do influenciador. Imagens da operação mostram os agentes chegando na residência de Renato e vasculhando diversos documentos e cômodos. Segundo a PF, o controle de insumos químicos e a repressão dos desvios para o tráfico de drogas têm sido uma ferramenta de inteligência utilizada pela corporação para diminuir a produção e oferta das drogas no território nacional.


Além da casa do fisiculturista, outros 17 mandados foram cumpridos por, ao todo, 70 policiais federais. As investigações revelaram que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras.



Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta organização criminosa, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.


As investigações revelaram, ainda, que os envolvidos empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, como a constituição de empresas fictícias.


As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.


O nome da operação faz alusão a Oscar Hinsberg, químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina. Tal substância foi o principal insumo químico desviado.


LEIA MAIS: Norte-americano que esfaqueou namorada e taxista morre tentando escapar da polícia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.