Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros é a favor de aumentar impostos para reduzir a desigualdade
A pesquisa aponta também que a maioria dos brasileiros (84%) apoia tributar principalmente os mais ricos para financias políticas sociais.
Uma pesquisa inédita realizada pelo instituto Datafolha para a Oxfam Brasil mostra que a maioria dos brasileiros são a favor de aumentar o valor dos impostos para reduzir a desigualdade. As informações são do jornal Folha de SP.
De acordo com a Folha, nove em cada dez brasileiros acham que reduzir a desigualdade deveria ser a prioridade do governo. Ainda conforme a pesquisa, 68% dos entrevistados acreditam que atacar a questão é fundamental para o desenvolvimento.
A pesquisa aponta também que a maioria dos brasileiros (84%) apoia tributar principalmente os mais ricos para financias políticas sociais. Os mais ricos (aqueles com renda acima de cinco salários mínimos) são os menos favoráveis a essa questão: a adesão é de apenas 35%. Entre os que ganham até um salário, o apoio é de 61%.
Segundo o levantamento, 69% dos brasileiros se consideram, atualmente, membros da "classe média baixa" ou "pobre". Houve um aumento de cinco pontos percentuais em relação a 2019.
A pesquisa ouviu presencialmente 2.079 pessoas em 130 municípios do Brasil, entre 7 e 15 de dezembro de 2020. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
LEIA MAIS: Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.