Papa Francisco fala em "perigosa situação da Amazônia e de povos indígenas" em discurso na ONU
Papa Francisco fala em "perigosa situação da Amazônia e de povos indígenas" em discurso na ONU
Poucos dias após o discurso de Bolsonaro na Organização das Nações Unidas dizendo ser vítima de "desinformação" sobre o desmatamento, o Papa Francisco citou "perigosa situação da Amazônia e de seus povos indígenas". A fala ocorreu durante o pronunciamento do pontífice nesta sexta-feira (25/9), em um vídeo de 26 minutos, exibido na Assembleia Geral da ONU.
O líder da igreja católica falou sobre a desigualdade social do mundo e a pandemia do novo coronavírus. "Penso também na perigosa situação da Amazônia e de seus povos indígenas. Eles nos lembram que a crise ambiental está intimamente ligada a uma crise social e que o cuidado com o meio ambiente exige uma aproximação integrada para combater a pobreza e a destruição", afirmou, segundo a Agência EFE para o Estadão.
Ele também pediu que que sejam reduzidas "as sanções internacionais que dificultam o apoio adequado dos Estados a suas populações", embora não tenha mencionado nenhum país em particular. O papa solicitou que a ONU faça mais pela paz e responda "ao rápido aumento da desigualdade entre os super ricos e os permanentemente pobres", e lamentou o clima de desconfiança e a "erosão do multilateralismo" que prevalece nas sociedades.
O argentino acredita que a crise gerada pela Covid-19 pode ser uma oportunidade real para a transformação das pessoas e da economia global, com menos diferenças entre ricos e pobres. “A pandemia destacou a necessidade urgente de promover a saúde pública e realizar o direito de todos aos cuidados médicos básicos”, resumiu.
“E se você tem de privilegiar alguém, que essa pessoa seja a mais pobre, a mais vulnerável, aquela que normalmente é discriminada por não ter poder ou recursos econômicos”, finalizou.
REDES SOCIAIS
Após o discurso, o nome do pontífice e a hastag "amazônia" ficaram entre os mais falados nas rede sociais. Apoiadores do presidente repudiaram a fala do chefe da igreja, relacionando com a fala de Bolsonaro sobre "cristofobia", uma espécie de perseguição aos cristão que ele diz estar ocorrendo.
"Bolsonaro foi a ONU e denunciou a perseguição aos cristãos. O papa lança uma nota hoje pedindo para cuidar da Amazônia. Quem cuida mais dos cristãos do mundo?", reclamou um bolsonarista. "Papa falando da Amazônia, meu Deus. Fala dos cristãos morrendo aos milhares por ano na mão de mulçumanos", disse outro, sem indicar fonte que comprovem as mortes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.