Geral

Pantanal tem pior outubro em focos de incêndio da história, apontam dados do Inpe

Pantanal tem pior outubro em focos de incêndio da história, apontam dados do Inpe

Por Da Redação

Pantanal tem pior outubro em focos de incêndio da história, apontam dados do InpeMayke Toscano/Secom-MT

O Pantanal já tem o pior mês de outubro em focos de incêndio da história. Desde o dia 1° até a última quarta-feira (28/10), foram registrados 2.825 pontos de fogo no bioma. Os dados mais recentes são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


O monitoramento do Inpe começou em 1998 e, até então, o recorde para o mês era de 2002, quando haviam sido registrados 2.761 focos. Os focos de outubro também já haviam ultrapassado, 15 dias antes do fim do mês, o total visto no mesmo período do ano passado.


As altas de outubro vêm depois de o bioma ter a pior quantidade de incêndios mensais na história em setembro. Antes disso, nos primeiros 17 dias de setembro, os recordes para aquele mês já haviam sido ultrapassados. O bioma também registrou o pior julho e o segundo pior agosto da história; em setembro, este ano se tornou o pior em número de pontos de fogo no Pantanal.


Até 2018, o bioma era o mais preservado do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes do mês passado, o acumulado mais alto havia sido registrado em 2005, com 12.536 focos em todo o ano. A alta neste ano já é de 68%.


LEIA MAIS: Oito estados receberão exército durante eleições; "apresentam histórico de conflitos", diz ministro


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.