OUTUBRO ROSA: Saiba como e onde realizar mamografias em vários locais de Salvador
OUTUBRO ROSA: Saiba como e onde realizar mamografias em vários locais de Salvador
Por Diorgenes Xavier.
Dados da secretaria municipal de Saúde (SMS) apontam que 182 mulheres morreram vítimas de câncer de mama em Salvador entre janeiro e agosto deste ano. Apesar disso, das 11 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para a realização de exames gratuitos de mamografia, apenas 51% são preenchidas.
Em 2016, as unidades hospitalares da capital registraram 1.791 internamentos em decorrência do tratamento da doença. O diagnóstico precoce ainda é a principal arma de médicos e pacientes. Nestes casos, a chance de cura é de 90%.
Segundo a assessoria da SMS, o processo de atendimento é simples. As interessadas devem procurar uma das 120 unidades básicas da rede municipal, munidas do documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Sem eles, o atendimento não é realizado.
De acordo com o órgão, todas elas estão aptas a realizar o exame e funcionam em horário comercial, das 8h às 17h. Para saber qual o local mais próximo, ou mesmo se há uma unidade disponível no seu bairro, basta acessar o Mapa da Saúde de Salvador.
Nele, é preciso selecionar o tipo de unidade médica desejada e escolher uma das opções que aparecem na tela. Nela, o usuário terá acesso ao nome, endereço e telefone através do qual poderá entrar em contato.
OUTUBRO ROSA ? Ações especiais focam no combate ao câncer de mama
Neste mês, também estão sendo realizadas atividades com a participação efetiva dos profissionais nos bairros de Salvador, através da intensificação da realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce.
Até o fim de outubro, a população também pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro da cidade, das 9h às 21h, onde estão sendo realizados serviços como aferição de pressão arterial e orientações na área de saúde, além de palestras sobre o enfrentamento ao câncer de mama, com Janildes Lima, técnica de Referência em Gênero da Superintendência de Políticas para as Mulheres, e do colo de útero com Adriana Santos, enfermeira da SMS.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).