Geral

Outono começa neste domingo no Hemisfério Sul; em Salvador...'nada mudou'

Precisamente, às 12h33, no horário de Brasília, deu-se início ao outono no Hemisfério Sul. Considerada uma estação de transição entre verão e inverno, o outono vai durar até o dia 21 de junho.

Por Da Redação

Outono começa neste domingo no Hemisfério Sul; em Salvador...'nada mudou'divulgação / Prefeitura de Salvador

Para muitos, a mudança da estação neste domingo (20/3), passou despercebida. A prefeitura de Salvador entrou 'na onda' e brincou com a situação nas redes sociais. "Verão e outono em Salvador: igual que nem!", postou. 


O certo é que, mais precisamente, às 12h33, no horário de Brasília, deu-se início ao outono no Hemisfério Sul. Considerada uma estação de transição entre verão e inverno, o outono vai durar até o dia 21 de junho.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil, incluindo o semiárido nordestino. As partes litorâneas do Nordeste e a Região Amazônica ainda registram um volume considerável de chuvas, especialmente se houver persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação. 


A nova estação também caracteriza-se pelas primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam queda gradual nas temperaturas, principalmente nos estados do Sul e em partes da Região Sudeste.


"Destaca-se que, durante o outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás", informa o Prognóstico Climático do Inmet para o período. Outras marcas dessa estação são uma maior queda na umidade relativa do ar e aumento da incidência de ventos. 


Na Região Nordeste, a previsão é de aumento da temperatura das águas próximas à costa nordestina poderá aumentar as chances de chuvas até o final do outono.


No leste nordestino, a previsão é de aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido a evolução dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).


De acordo com o Inmet, as temperaturas permanecerão próximas e acima da média na região, exceto na parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde as temperaturas poderão ser mais amenas. 


LEIA MAIS: Brasil é o 38º país mais feliz do mundo; Finlândia fica em primeiro pelo quinto ano consecutivo


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.