Operação na Bahia contra sonegação é deflagrada e tem advogados, doleiros e lobistas como alvo
Operação na Bahia contra sonegação é deflagrada e tem advogados, doleiros e lobistas como alvo
Uma operação do Ministério Público Federal foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (29/11) para desarticular uma organização criminosa suspeita de sonegar impostos na venda de cigarros, além de cometer crimes contra a administração pública.
A ação, que foi denominada de "Apáte", cumpre 31 mandados de buscas e apreensão em Salvador e nos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. De acordo com o MPF, integrantes da organização são advogados, contadores, operadores financeiros, doleiros, lobistas e ex-funcionários públicos. A investigação tem o foco em empresários cigarreiros que faziam parte do esquema.
As investigações são uma continuidade da Operação "Ex-Fumo", deflagrada em 2017 em Pouso Alegre (MG). Ela é baseada em provas obtidas por meio de delação premiada. Na ocasião, foi descoberto que empresários do setor cigarreiro formavam uma organização que visava a sonegação tributária de maneira parasitária, por intermédio de empresas com bilhões em dívidas tributárias.
LEIA MAIS: Cantores de k-pop são condenados por estupro coletivo; saiba mais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.