OPERAÇÃO CHUVA: Seman realiza poda de árvores na Barra e em Brotas
OPERAÇÃO CHUVA: Seman realiza poda de árvores na Barra e em Brotas
A ‘temporada de chuva’ se aproxima e a prefeitura de Salvador já realiza diversas ações para amenizar possíveis efeitos da mesma em diversas regiões da cidade. A Secretaria de Manutenção (Seman), por exemplo, retomou esta semana os trabalhos de podas de árvores na Rua Alberto Pondé, na Barra, e na Rua Padre Luiz Filgueiras, no final de linha do Engenho Velho de Brotas.
Em nota encaminhada à imprensa, a Seman estima que cerca de 200 árvores sejam podadas na Barra e 400 no Engenho Velho. Ainda segundo o texto, pouco mais de 60 funcionários estão envolvidos na ação diuturnamente em toda a cidade. Os trabalhos consistem em vistorias realizadas criteriosamente por engenheiros agrônomos da Seman, que podem ser solicitadas pela população através do 156.
Nas visitas técnicas o profissional realiza a análise da situação do vegetal, emite parecer e recomenda o que deve ser feito, respeitando as características de cada espécie arbórea. Nenhuma erradicação ou retirada de galhos é feita sem comprovação mediante análises e laudos. Em seguida o profissional indica o tipo de poda que deve ser adotado.
Diversas regiões serão atendidas antes das chuvas, a exemplo do Cabula, Subúrbio, Arraial do Retiro, Valéria, São Caetano, Cajazeiras e demais regiões. ?Este trabalho preventivo é feito durante todo o ano, mas estamos intensificando neste momento, inclusive a depender da espécie realizamos novas podas entre 6 meses a 2 anos. Cada dia da semana nós atendemos a solicitações de uma subprefeitura?, explica o engenheiro agrônomo da Seman, Welison Quadros. As podas são feitas com equipamentos específicos, caminhão munck – o equipamento eleva o funcionário para realizar poda em galhos mais altos, motopodas e motosserras também são utilizadas.