Oito estados receberão exército durante eleições; "apresentam histórico de conflitos", diz ministro
Oito estados receberão exército durante eleições; "apresentam histórico de conflitos", diz ministro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (29/10), pedidos dos estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins para que as Forças Armadas atuem nas Eleições Municipais 2020.
A intenção é auxiliar as forças de segurança locais e garantir, em diferentes cidades, o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. Além dessas, receberão apoio os estados do Acre (20 municípios), Maranhão (98),Pará (72) e Rio Grande do Norte (114 municípios).
A relação completa dos municípios de cada estado que receberão os militares ainda não foi divulgada, mas as capitais Rio Branco (AC) e São Luís (MA) estão entre as escolhidas.
As solicitações pediam o apoio para “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003