Geral

Número de mortes por dengue sobe para 17 na Bahia; 175 municípios estão em estado de epidemia

As duas mortes mais recentes aconteceram em Piripá, cidade no sudoeste do estado

Por Da Redação

Número de mortes por dengue sobe para 17 na Bahia; 175 municípios estão em estado de epidemiaCréditos da foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde do estado (Sesab) registrou na última sexta-feira (15/3) mais três óbitos por dengue na Bahia. As mortes aconteceram em Pirapá, cidade no sudoeste do estado. A última atualização do número de morte causada pela infecção da doença foi na última quinta (14/3), com ocorrências registradas em Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), 175 municípios baianos estão em estado de epidemia por dengue. Outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 54.790 casos prováveis da doença até o dia 14 de março de 2024. O ranking de cidades com mais mortes registradas no estado, começa com Jacaraci, com 4 óbitos, Piripá e Vitória da Conquista, ambos com três mortes registradas pela Divep.
SESAB
Com o aumento constante no aumento dos casos de infecção e morte por dengue no estado, a Sesab, com o objetivo de intensificar as ações de sensibilização e mobilização para a prevenção de casos de dengue, chikungunya e zika, o Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), promoveu desde a última segunda-feira (11/3) até a última sexta (15/3), a Semana de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
As atividades da Semana de Mobilização contemplaram diversas secretarias estaduais e também os municípios, com intensificação na limpeza urbana; atividades em diversos pontos, como feiras livres e metrô; distribuição de material publicitário sobre dengue, chikungunya e zika; ações em escolas e comunidades; e reforço na assistência e na orientação sobre manejo clínico.
BOMBEIROS 
Já o Corpo de Bombeiros, em parceria com a Sesab, realizou ações de combate nas cidades de Barra do Choça e Caculé. Até o final da próxima semana, a corporação ainda irá aos municípios de Belo Campo, Carinhanha, Encruzilhada, Feira da Mata e Caetité. O balanço das ações foi apresentado durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que reúne representantes da Sesab, Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e representantes de outras secretarias.
Em reportagem ao programa QVP, o repórter Gabriel Nascimento conversa com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, sobre os motivos que fazem a doença evoluir para um quadro grave da doença, chegando ao óbito.
Confira a matéria da TV Aratu: 
https://youtu.be/KDhgcBBr4nY?si=lKEO1ClMhWwacdNY
 
LEIA MAIS: Prefeitura inaugura mais um restaurante popular em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.