Novo poço entra em operação, mas abastecimento de água segue desafio no Litoral Norte
O equipamento, que adiciona 40 litros por segundo à oferta de água, foi ativado com o objetivo de reforçar o abastecimento durante o período de festas de final de ano, quando a população da região aumenta consideravelmente
Por Da Redação.
A Embasa colocou em operação, nesta semana, um novo poço no sistema de abastecimento de Machadinho Norte, em Camaçari, responsável por atender localidades como Arembepe, Barra de Jacuípe e Areias. O equipamento, que adiciona 40 litros por segundo à oferta de água, foi ativado com o objetivo de reforçar o abastecimento durante o período de festas de final de ano, quando a população da região aumenta consideravelmente.
No entanto, o tradicional aumento da demanda nesta época segue expondo fragilidades no sistema. A população fixa, de cerca de 29,5 mil habitantes, chega a quadruplicar nos meses de alta estação, com grande fluxo de turistas. Mesmo com medidas como a ativação de poços e reforço na operação, os relatos de falta de água continuam recorrentes no Litoral Norte.
+ Desemprego recua a 6,1% e atinge menor da série histórica
Para tentar mitigar os problemas, a Embasa informa que iniciou, desde julho, ações como manutenção de equipamentos, intensificação de rondas para evitar vandalismo e ampliação de equipes de plantão. Ainda assim, moradores e visitantes reclamam que os esforços não têm sido suficientes para evitar as dificuldades no fornecimento de água.
A empresa também aponta investimentos no mapeamento e preservação de aquíferos subterrâneos, como o Sistema Aquífero Marizal São Sebastião, no Recôncavo Baiano, como forma de ampliar a segurança hídrica da região. Apesar disso, o abastecimento no Litoral Norte segue como um desafio, especialmente durante o verão, quando a demanda supera a capacidade atual do sistema.
Cela em que Braga Netto está preso tem ar-condicionado e TV
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).