Geral

Mulheres poderão se alistar no Exército, Marinha e Aeronaútica a partir de 2025

Alistamento será voluntário e as mulheres podem optar pela Força em que desejam servir

Por Da Redação

Mulheres poderão se alistar no Exército, Marinha e Aeronaútica a partir de 2025 Mulheres terão a possibilidade de se alistar nas Forças Armadas em 2025. Foto: Divulgação | Éxercito Brasileiro

A partir de 1º de janeiro de 2025, as mulheres terão a possibilidade de se alistar nas Forças Armadas. Diferentemente dos homens, cujo alistamento é obrigatório, o processo para as mulheres será voluntário e destinado às que completam 18 anos no próximo ano. O prazo para o alistamento vai até 30 de junho.


Conforme o Ministério da Defesa, inicialmente serão disponibilizadas 1.465 vagas, distribuídas em 28 municípios e 14 unidades federativas. Desse total, 1.010 vagas serão para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. A expectativa é aumentar gradualmente esse número até atingir 20% das vagas totais.


“As candidatas poderão se alistar de forma online ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. Para o alistamento, é necessário residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação e ter 18 anos em 2025 (nascidas em 2007). Os documentos exigidos incluem certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto”, informou o Ministério da Defesa.


+Salvador recebe evento gratuito para cuidados com recém-nascidos


Etapas do processo seletivo


O recrutamento envolve o alistamento, seguido por uma seleção geral, uma seleção complementar e, posteriormente, a designação, distribuição e incorporação. Durante a seleção, serão realizados exames clínicos e laboratoriais, entrevistas e testes físicos.


As candidatas poderão optar pela Força em que desejam servir. Contudo, o Ministério da Defesa alerta que a disponibilidade de vagas, a aptidão das candidatas e as exigências específicas de cada Força serão considerados.


“Após a incorporação, as mulheres ocuparão a graduação de soldado, sendo denominadas marinheiro-recruta na Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres que os homens”, especificou o Ministério.


A incorporação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026, entre 2 e 6 de março, ou no segundo semestre, de 3 a 7 de agosto. O serviço militar terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos.


LEIA MAIS: WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quarta-feira


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.