Mortes violentas caem 7,8% em julho na Bahia durante isolamento social; Salvador registrou aumento de 1,3%
Mortes violentas caem 7,8% em julho na Bahia durante isolamento social; Salvador registrou aumento de 1,3%
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que são homicídios, latrocínios e lesão dolosa seguida de morte, diminuíram em julho de 2020. Com as regras de isolamento social, o índice apresentou redução média de 7,8% na Bahia, comparando com o mesmo período do ano passado. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi destaque com queda de 30,6%, embora Salvador tenha registrado um pequeno aumento de 1,3%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
No interior, as mortes diminuiram 5% em média. Foram, no total, 365 causadas por crimes violentos este ano, contra 396 em julho de 2019. Pessoas que morreram em confronto com a polícia, em acidentes ou em crimes culposos, quando não há intenção de matar, não entraram no cálculo.
Camaçari, foi uma das cidades com maior queda: foram 12 casos, em julho, contra 22 no mesmo período do ano passado. No total, a RMS contabilizou 43 casos este ano, contra 62 registros em 2019. Salvador, por sua vez, fechou com uma morte a mais do que no ano passado (76 contra 75). Analisando os 403 municípios do interior do estado, aconteceram 246 mortes violentas, em 2020, contra 259 no mês de julho de 2019.
“Continuamos combatendo o tráfico de drogas, crime relacionado à 80% das mortes. Importante, além das ações policiais, discutirmos a questão do consumo. Quem usa droga financia as armas usadas pelos traficantes contra seus rivais e usuários com dívidas”, alertou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro.
LEIA MAIS: Ambulantes vão ter que sair das calçadas da Avenida Sete após requalificação; "repensando a cidade"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003