Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia
Aos 65 anos, Kardé não resistiu aos tratamentos contra um câncer
Por Da Redação.
Morreu na noite deste sábado (29) a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, conhecida como Kardé Mourão, aos 65 anos, após não resistir à luta contra um câncer. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) neste domingo (30).

Morre aos 65 anos, Kardé Mourão. Foto: Divulgação
Ex-presidente do Sinjorba entre 2004 e 2010, Kardé ocupava atualmente o cargo de secretária-geral da entidade. Com uma trajetória marcante, trabalhou na TV Aratu e exerceu a função de diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Segundo o Sinjorba, a jornalista enfrentou nas últimas semanas um agravamento no quadro de saúde devido a reações adversas ao tratamento medicamentoso, após cirurgias realizadas no final de 2024, quando retirou parte do intestino, bexiga e útero.
"Fragilizada pelos efeitos colaterais provocados pelos remédios, não resistiu e veio a óbito, deixando um rastro de tristeza e sentimento de irreparável perda em todos nós", destacou a entidade em nota.
O corpo de Kardé será cremado às 16h no Cemitério Jardim da Saudade, com velório a partir das 14h.
Homenagens e legado
Colegas e personalidades públicas lamentaram a perda nas redes sociais. O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, expressou sua dor:
“Tenho nessa companheira e líder uma referência que jamais será substituída; foi ela quem me apresentou os caminhos da luta dos jornalistas, me incentivou, orientou e apoiou para continuar firme no fortalecimento do Sindicato e de nossa categoria”, disse.
A deputada federal Lídice da Mata também prestou tributo:
“Hoje o Jornalismo Baiano escreve uma página triste. A categoria perde a sua eterna presidente Kardé Mourão, mulher de muita luta em defesa dos direitos daqueles que tinham a sua profissão. Por muitos anos, sua imagem se confundiu com a do Sinjorba e sua defesa intransigente do diploma de jornalista era uma das suas bandeiras, assim como a defesa da democracia e o combate ao fascismo. Kardé, você estará sempre presente”.
Já a deputada Olívia Santana destacou o legado da profissional. Veja:
Trajetória
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kardé atuou no Departamento de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia e em outros veículos de comunicação. Nos últimos anos, trabalhava como autônoma.
Antes de seu falecimento, a jornalista havia sido internada no Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde familiares e amigos organizaram campanhas por doações de sangue.

Ex-presidente do Sinjorba, morre aos 65 anos. Foto: Divulgação
Leia Mais: Governo Lula anuncia reajuste salarial para militares
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).