Mergulhador que fazia sondagem da ponte Salvador-Itaparica desaparece no mar
O mergulhador de 54 anos estava submerso para fazer uma inspeção na âncora de uma balsa
Fonte: Redação
Um mergulhador profissional, que atua na sondagem do sistema rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica, desapareceu, na tarde de segunda-feira (16), durante uma atividade na Baía de Todos-os-Santos, perto da Ponta de Humaitá.
A Marinha do Brasil (MB), informou que tão logo soube do incidente, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi encaminhada para o local para conduzir as buscas e ampliar as informações.
Além disso, foi divulgado um Aviso aos Navegantes, com a finalidade de alertar e pedir auxílio a todas as embarcações que possam estar nas proximidades.
De acordo com as informações obtidas, acrescentou a MB, no momento do incidente, o profissional de 54 anos estava submerso para fazer uma inspeção na âncora de uma balsa.
+ Raio-X da Ponte Salvador-Itaparica: uma das maiores obras do século ficará pronta em 2028?
+ Ponte Salvador-Itaparica: obra será concluída até 2029, diz CEO do Consórcio
A CPBA informou, ainda, que foram empreendidos esforços durante toda a tarde a fim de localizar o mergulhador. Três embarcações civis, incluindo uma lancha da Praticagem da Bahia participaram da operação de buscas.
A MB ressaltou que as buscas seguem padrões técnicos e consideram os efeitos de correntes de deriva e ventos observados na área.
Em razão da baixa luminosidade, as buscas só puderam ser retomadas, na manhã de hoje (17), ao nascer do sol, em coordenação com Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
De acordo com a CPBA, um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será aberto para investigar as causas e as circunstâncias do incidente. Assim que o processo for finalizado e as formalidades legais forem atendidas, os documentos serão enviados ao Tribunal Marítimo.
LEIA MAIS: Governo assina financiamento de R$ 900 milhões para Ponte Salvador-Itaparica
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).