Geral

Medalha de ouro: estudantes brasileiros vencem olimpíada de Astronomia da América Latina

Medalha de ouro: estudantes brasileiros vencem olimpíada de Astronomia da América Latina

Por Da Redação

Medalha de ouro: estudantes brasileiros vencem olimpíada de Astronomia da América LatinaAgência Educa Mais Brasil

O Brasil foi destaque na 12ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Ao todo foram conquistadas quatro medalhas de ouro e uma de bronze na competição realizada entre os dias 16 e 30 de novembro, em formato virtual, por causa da pandemia de Covid-19. 


Representaram o país com a medalha de ouro os estudantes Beatriz Rodrigues de Freitas (Colégio Farias Brito - CE), Bismark Mesquita do Nascimento (EEM Gov. Adauto Bezerra - CE), Eduardo Henrique Camargo de Toledo (Oficina do Estudante - SP) e Vítor Eduardo Costa Santos (Colégio Leonardo da Vinci - SP). Já Sobreira Gustavo Barroso (Colégio Antares - CE) ficou com a medalha de bronze.


O Brasil sagrou-se campeão também com Vítor Eduardo Costa Santos, na melhor prova teórica individual, além da equipe de Bismark Mesquita do Nascimento, vencedora da melhor prova teórica de grupo.


“Foi um sucesso mais uma vez para a equipe brasileira, a mais premiada”, disse o coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), professor João Batista Canalle, após o resultado.


A equipe brasileira foi liderada pelo professor Júlio Klafke, do Colégio Objetivo de São Paulo, e co-liderada pelo professor Eugênio Reis, do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a ajuda dos professores João Batista Garcia Canalle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Thiago Paulin, do Colégio Etapa, de São Paulo.


Participaram da 12ª OLAA estudantes de 10 países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai), além de líderes e observadores de outras seis nações (Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, México e República Dominicana). 


OLIMPÍADA


A competição foi composta por quatro provas, uma teórica individual, uma teórica de grupo multinacional, uma prova observacional e uma prova simulada de foguetes multinacional. As etapas foram realizadas com monitoria em tempo real dos participantes através das câmeras de celulares e computadores. 


Fundada na capital do Uruguai, Montevidéu, a OLAA acontece desde 2009 e é coordenada por astrônomos de vários países. 


LEIA MAIS: Governo anuncia reabertura de 170 leitos para Covid-19 na Bahia, sendo 130 em Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.