Marinha inicia operação ‘Navegue Seguro’ durante verão
Durante este período, equipes da Marinha farão fiscalizações em embarcações em todo o território nacional
A Marinha do Brasil inicia, neste verão, a Operação Navegue Seguro, com o tema "Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!". A iniciativa busca alertar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de adotar práticas seguras e ambientais durante as atividades náuticas.
A Operação acontece entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 15 de março de 2025. Durante este período, equipes da Marinha farão fiscalizações em embarcações em todo o território nacional.
O foco principal será combater as causas mais comuns de acidentes náuticos, que incluem:
-Ausência de habilitação dos condutores;
-Documentação vencida ou incompleta;
-Falta de equipamentos de segurança obrigatórios (como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio);
-Superlotação das embarcações;
-Condições inadequadas de navegabilidade.
Haverá a intensificação da fiscalização contra o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, com o uso de etilômetros para garantir a segurança nas águas.
Ações da Marinha nos Estados da Bahia e Sergipe
Nos estados da Bahia e Sergipe, a fiscalização será intensificada por meio do Comando do 2º Distrito Naval, que inclui a atuação das Capitanias, Delegacias e Agências subordinadas.
- Na Bahia, a operação será coordenada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que atuará nos mais de mil quilômetros de litoral, incluindo rios e a Baía de Todos-os-Santos, uma das maiores baías navegáveis do mundo. No interior, o foco será o Rio São Francisco, com fiscalização ao longo de 900 km de extensão, além de 91 municípios.
- Em Sergipe, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) coordenará as ações no litoral e em águas interiores do estado, com o apoio de militares e meios específicos para intensificar a fiscalização.
Dados da Operação 2023/2024
Na última edição da Operação Navegue Seguro, realizada entre 15 de dezembro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024, a Marinha realizou 25.103 abordagens a embarcações. O resultado foi significativo:
-1.117 notificações
-91 apreensões de embarcações
-Abertura de 41 Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)
As principais infrações observadas foram falta de habilitação, documentação vencida ou incompleta, ausência de material de salvamento e desrespeito ao limite de lotação das embarcações.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)