Marck Zuckerberg, CEO do Instagram e Facebook, anuncia fim do programa de checagem de fatos
Zuckerberg explicou que o sistema será substituído por um modelo baseado em "notas de comunidade"
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que administra redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou o fim do atual programa de checagem de fatos nos Estados Unidos. O sistema, que até agora contava com agências profissionais para realizar a checagem, será substituído por um modelo baseado em "notas de comunidade", similar ao utilizado pela plataforma X (antigo Twitter), de Elon Musk.
A mudança foi anunciada diretamente por Zuckerberg, por meio de uma publicação no Instagram nesta terça-feira (7). | Foto: X
A mudança foi anunciada diretamente por Zuckerberg, por meio de uma publicação no Instagram nesta terça-feira (7). "Vamos substituir os verificadores de fatos por Notas da Comunidade, de forma semelhantes ao X, começando pelos Estados Unidos", afirmou o executivo.
Como uma das justificativas para a mudança, o empresário explicou que os verificadores têm sido muito parciais politicamente, especialmente nos Estados Unidos. A medida será implementada inicialmente nos Estados Unidos, mas poderá ser adotada em outros países.
"Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação", afirmou Zuckerberg no vídeo.
LEIA MAIS: Maníaco do buzu: vendedor de balas teria ameaçado passageira e dito 'vou te matar!'
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).