Geral

Mais um! Ferry Boat Juracy Magalhães será afundado na baía de todos os santos junto com navio da marinha

Outro barco do serviço, o Ferry Boat Agenor Godilho, já foi afundado de forma similar em 2020, junto com o rebocador Vega

Por Da Redação

Mais um! Ferry Boat Juracy Magalhães será afundado na baía de todos os santos junto com navio da marinhaCréditos da foto: arquivo Aratu On

O ferry-boat Juracy Magalhães, que está fora de circulação, será afundado na Baía de Todos-os-Santos junto com um navio da marinha. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) divulgou a informação nesta quarta-feira (27/4), mas ainda será definido o local e a data para o afundamento.


A medida não é nova. Em 2020, o ferry Agenor Gordilho e o rebocador Vega passaram pelo mesmo processo. "Os navios afundados são livres de peças e materiais poluentes. Eles se transformam em um habitat artificial de vidas marinhas e são atrativos do turismo de mergulho. Vamos abrir a licitação para realizar as duas operações, com estudos ambientais e escolha da melhor localização no mar. Os naufrágios deverão ser realizados até o fim do ano", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.


O outro afundamento é do casco do navio-varredor "Anhatomirim" de 47,5 metros de comprimento e que foi desativado em 2016. 


Segundo ele, os naufrágios controlados seguem recomendações dos órgãos ambientais e são feitos através de licitação. A Marinha assinou o termo de doação ao governo do estado da Bahia para o fomento do turismo de mergulho na região. "É uma satisfação para a Marinha dar essa contribuição ao turismo baiano, com a doação desse navio que atuou em operações de contramedidas de minagem e mapeamento do fundo oceânico", declarou o comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior.


No fundo da baía, ainda se destacam três embarcações de naufrágios históricos: Galeão Sacramento (1668), Vapor Maraldi (1875) e Clipper Backdader (1905). A região oferece também roteiros turísticos de contemplação de recifes, fora das áreas onde estão os navios.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.