Mãe é denunciada por levar filha adolescente para ritual de candomblé e perde a guarda da jovem

Mãe é denunciada por levar filha adolescente para ritual de candomblé e perde a guarda da jovem

Por Da Redação.

Mãe é denunciada por levar filha adolescente para ritual de candomblé e perde a guarda da jovem Ilustrativa/World Religions Photo Library/Alamy

Uma mulher que reside na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo, perdeu a guarda da filha de 12 anos depois que a mesma participou de um ritual de candomblé no qual teve que raspar a cabeça. Segundo informações do Uol, a ação foi movida pelo Conselho Tutelar do município, que recebeu denúncias de maus-tratos e abuso sexual.

A primeira denúncia foi recebida no dia 23 de julho deste ano. Representantes do conselho e policiais militares foram até o terreiro, mas ao chegarem no local, a adolescente relatou que não estava sofrendo qualquer tipo de abuso. A jovem contou que estava passando por um ritual e a mãe dela explicou que, durante a cerimônia, que dura 21 dias, ela não poderia deixar o terreiro.

Ainda assim, as duas foram levadas para a delegacia e liberadas somente após a jovem passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. O órgão não encontrou nenhum tipo de hematoma de lesão. 

Apesar de não haver indícios da suposta violência, familiares da adolescente registraram um boletim de ocorrência, apontando que a menina estava sendo mantida à força no terreiro e sob condições abusivas. Conselheiros tutelares e policiais foram novamente ao local, no entanto, a adolescente já estava em casa.

Os familiares da jovem denunciaram o caso à Promotoria, e alegaram que houve lesão corporal por causa do cabelo raspado. Na Justiça, a guarda da menina foi transferida para a avó materna. Conforme o Uol, há uma semana, mãe e filha se veem somente durante visitas curtas. 

Ao Uol a mulher, que teve o nome preservado, disse que acredita que o caso se trata de preconceito contra a religião dela (candomblé), e que nada de ilegal foi feito. "Eu nunca a obriguei a nada, esse sempre foi o sonho dela", alegou. 

O caso segue em segredo de Justiça, e a mãe da jovem aguarda o agendamento de uma audiência, para ser ouvida por um juíz. O encontro, no entanto, ainda não tem data para acontecer.

 

LEIA MAIS: Avião com 191 passageiros derrapa durante pouso, se parte ao meio e deixa mortos na índia
 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.