Lula e Janja confirmam ida a Roma para funeral do Papa Francisco
Viagem de Lula foi confirmada nesta terça-feira pelo Planalto
Por Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, estão entre os chefes de Estado que confirmaram presença em Roma para o funeral do Papa Francisco, marcado para o próximo sábado (26). A viagem foi confirmada pelo Palácio do Planalto após o anúncio da morte do pontífice na segunda-feira (21).
A missa fúnebre será celebrada às 10h (horário local; 5h em Brasília) ao ar livre, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em frente à basílica de mesmo nome – local onde o jesuíta argentino fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa.
Além de Lula, diversos líderes mundiais já confirmaram presença no evento, e a expectativa é que mais nomes se somem à lista nos próximos dias. Entre os confirmados estão Donald Trump, o presidente argentino Javier Milei e o francês Emmanuel Macron.
O presidente decretou luto oficial de sete dias pela morte do papa e, em mensagem, destacou o papel de Francisco na luta pela paz mundial:
“Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, registrou Lula.
Lula e Janja encontraram-se com o papa Francisco durante este terceiro mandato e realizaram uma missa pela saúde do pontífice em fevereiro deste ano no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Leia Mais: Vídeo: Vaticano divulga imagens do papa deitado em caixão de madeira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).