LACROU: Selinho de Bial e Galvão Bueno é favorito ao Oscar Gay da Bahia
LACROU: Selinho de Bial e Galvão Bueno é favorito ao Oscar Gay da Bahia
Lembra aquela cena fofa do Galvão Bueno dando um selinho em Pedro Bial, nos bastidores da festa de 50 anos da TV Globo? Na ocasião, o babado foi forte, fortíssimo… Pois bem, até hoje ainda rende. Tanto que a dupla ‘lacrou’ e agora está entre as personalidades homenageadas pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) com o Oscar Gay 2016, na categoria batizada como Troféu Triângulo Rosa, dado além das personalidades, à instituições e firmas que em 2015 deram maior apoio aos direitos humanos dos homossexuais. Só lembrando que o Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais e a imagem tornou-se o símbolo internacional do Orgulho Gay LGBT.
O Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, também está concorrendo ao Triângulo Rosa por declarar que ?Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays”. O grupo, como faz há 25 anos, também divulgou os indicados ao Troféu Pau de Sebo, para os ?inimigos dos LGBT?. Entre elas, a atriz Bibi Ferreira, 92 anos. É que ela disse que não achava ?agradável? o casal gay formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, na novela em ?Babilônia?.
Segundo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia o Troféu Pau de Sebo resgata uma tradição irreverente do folclore brasileiro para mostrar o ridículo de ser inimigo dos LGBT: “por mais que queiram espezinhar os LGBT e destruir o movimento de libertação homo/transexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da intolerância. Mesmo que esperneiem, aumenta a cada ano o número dos gays assumidos e o apoio dos simpatizantes, além das garantias legais a favor de nossa cidadania.”
Prova disso é que o número de simpatizantes homenageados (37) é sempre superior aos homofóbicos (16). Os homens prevalecem nas duas categorias: 9 homens simpatizantes para 5 mulheres e 3 homofóbicos para duas do sexo feminino.