Justiça suspende intervenção na Irmandade do Senhor do Bonfim; entenda o caso
Em agosto, Dom Sérgio disse que decretou a intervenção na irmandade para "restabelecer a paz do Senhor na irmandade"
A Justiça acatou uma liminar e suspendeu a intervenção na Irmandade do Senhor do Bonfim. A decisão, assinada por Carlos Cerqueira Jr, juiz de direito da 6ª Vara Cível de Salvador, foi publicada nesta terça-feira (7/11), e interrompe o decreto de intervenção determinado pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, em agosto deste ano.
Em agosto, Dom Sérgio disse que decretou a intervenção na irmandade para "restabelecer a paz do Senhor na irmandade e voltar a cultivar a parceria que sempre existiu entre a irmandade e o Reitor da Basílica Santuário, fortalecendo ainda mais a Mansão da Misericórdia e todos os seus projetos sociais que beneficiam milhares de baianos carentes e necessitados".
Em maio deste ano, a Irmandade do Senhor do Bonfim lançou um edital para convocar uma reunião emergencial com o objetivo de tratar de mudanças nos poderes instituídos ao padre Edson Menezes, que estava à frente da Basílica do Senhor do Bonfim há 16 anos. Para voluntários, o padre estaria sendo vítima de perseguição por parte de alguns membros da Irmandade.
DISPUTA DE PODER
No edital, a irmandade proibia que o padre Edson Menezes realizasse coletas de doações dos fiéis e fechou as lojas que vendiam acessórios e objetos religiosos de devoção ao Senhor do Bonfim, criadas e comandadas pelo sacerdote. Além disso, limitava ações administrativas, sociais e religiosas do padre.
O sacerdote atribuiu a ação da Irmandade ao que chamou de “inveja, preconceito e disputa de poder”. “Mas, eu não estou aqui para disputar poder com ninguém. Eu tenho poder do ministério sacerdotal que me foi dado pela Igreja e eu estou aqui para cumprir uma missão”, disse à reportagem da TV Aratu.
Desde maio, manifestações de apoio ao padre Edson, conhecido por promover ações sociais à frente do templo católico, começaram a surgir nas redes sociais. “Somos Todos Padre Edson” é um desses movimentos.
Um mês depois, a membros da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim realizaram um “abraço de fé” em volta da Colina Sagrada, em apoio ao Padre Edson. Na ocasião, também foi divulgada uma nota de solidariedade às ações católicas, evangelizadoras e de trabalho social lideradas pelo Reitor da Basília.
SAIBA MAIS:
Cardeal decreta intervenção na Irmandade da Igreja do Bonfim; entenda o caso
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!