Portugal assume Secult e diz que continuará com uma cultura cidadã
Portugal assume Secult e diz que continuará com uma cultura cidadã
A cerimônia de transmissão do cargo do secretário de Cultura do Estado da Bahia foi realizada, nesta terça-feira (06), no auditório do Palácio Rio Branco, em Salvador. O educador, poeta e compositor Jorge Portugal recebeu a pasta de Albino Rubim, seu antecessor entre 2011 e 2014.
Em discurso poético e por vezes cantado, o novo secretário afirmou que fará uma gestão de continuidade do projeto de construção de uma cultura cidadã. ?Não haverá interrupção das políticas culturais vigentes. Poderemos e deveremos ampliar no que for possível, assim como o secretário Albino Rubim ampliou as políticas desenvolvidas pelo secretário Marcio Meirelles no que pôde?.
Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, Portugal idealizou projetos culturais e educativos como ‘Aprovado’, ‘Tô Sabendo’, ‘Manoel Faustino’ e ‘Circulador Cultural’. Ele disse que ?Tudo toca em tudo, tudo troca-se por tudo, tudo interpenetra-se: o paradigma é o da transdisciplinaridade e não existe secretaria mais transversal que a da cultura?, ao citar a necessidade de atuação conjunta com todas as outras pastas do governo.
Segundo Portugal, ?as palavras que o animam agora ainda estão na categoria de substantivos abstratos – vontade, esperança e fé. Mas que certamente se concretizarão ao serem substituídas por uma só, que materializa as três – trabalho, trabalho e trabalho?.