Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de baixa umidade na Bahia e mais 11 estados

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz

Por Da Redação.

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de baixa umidade na Bahia e mais 11 estadosCéu de São Paulo no dia 9 de setembro | Lillian Vilas Boas/Arquivo pessoal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9/9), um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros, incluindo a Bahia, devido à baixa umidade. Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Além da Bahia, o alerta vale para Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações, estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.

ONDAS DE CALOR

O Inmet emitiu ainda um alerta de ondas de calor para os Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta vale até a quinta-feira (12/9). Nesses estados, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média.

Com informações da Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.